Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria (RBNP) é organizada e promovida pela Fundação de Neurologia e Neurocirurgia - Instituto do Cérebro e pelo Centro de Estudos e Pesquisa Juliano Moreira (CEPES), Salvador/BA, Brasil. Os artigos publicados na RBNP abrangem uma ampla área do conhecimento da Neurologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurociências e especialidades afins, tanto no que se refere a seus aspectos clínicos como sociais e epidemiológicos.
A RBNP incluirá sistematicamente as seguintes seções que deverão seguir rigorosamente as Normas para Publicação

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais de pesquisa acerca de temas e assuntos das especialidades: Neurologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurociências e especialidades afins. Estes artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de publicação, contendo as seguintes seções: resumos, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, referências bibliográficas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos Clínicos

Os relatos de casos clínicos devem conter uma breve introdução sobre a natureza diagnóstica do caso, cujo enfoque é a importância do tema. Descrever o caso, com dados e relatos de exames, tratamento, e prognóstico do caso, discussão sobre os achados e importância da apresentação do caso em relação à literatura. Deve conter um resumo em Português e Inglês e as referências bibliográficas básicas sobre o diagnóstico do caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo passará por pelo menos 2 (dois) avaliadores ad hoc (double blind review), mantendo-se o sigilo da autoria aos avaliadores. Os resultados podem ser: a) aprovação para publicação conforme apresentado o original; b) aprovação mediante diligencia para publicação após procedidas as alterações; c) recusa. O resultado da avaliação é sempre comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Caso o autor aceite proceder as alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será re-encaminhado aos mesmos avaliadores.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

 

Apoio SANDOZ