AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Resumen
Introdução: O estudo aborda a saúde psicológica dos professores, relacionando-a às condições de trabalho. Professores enfrentam estresse físico e mental devido à alta demanda de atividades, sobrecarga laboral e conflitos interpessoais. Esses fatores podem estar relacionados a transtornos, como síndrome do esgotamento profissional, transtornos de ansiedade, transtornos do sono-vigília e transtornos depressivos. Dessa forma, o presente estudo propôs conhecer a frequência de transtornos mentais comuns em professores de uma escola estadual do sul de Santa Catarina. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, que avaliou 52 professores da Escola Estadual Martinho Alves dos Passos, Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu no período de março a maio de 2022, por meio de instrumento da Escala SRQ-20 para verificar a frequência de Transtorno Mental Comum (TMC) e um questionário sociodemográfico. Resultados: A pesquisa identificou que 50% dos professores apresentaram TMC com base na Escala SRQ-20. A média de idade dos professores foi de 38,75 anos. Não houve associação significativa entre o diagnóstico de TMC e variáveis sociodemográficas. No entanto, os professores com TMC mostraram maior uso de medicação controlada, especialmente antidepressivos IRS, e mais diagnósticos psiquiátricos do que aqueles sem TMC. As mulheres apresentaram uma prevalência maior de TMC em comparação com os homens. Conclusão: Este estudo destaca a alta prevalência de transtornos mentais entre os professores, especialmente entre as mulheres, e ressalta a necessidade de abordar questões relacionadas à saúde mental dos professores e melhorar as condições de trabalho para reduzir o risco de TMC.
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Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. ISSN: 1414-0365