COVID-19 E TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: IMPACTO DA PANDEMIA NOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Rafaela Cardozo Mota, Raffaela Oliveira Pinheiro, Katia Miranda Avena, Luiz Fernando Quintanilha, William Azevedo Dunningham

Resumo


Objetivo: Este estudo visou avaliar o impacto da pandemia causada pela COVID-19 no desenvolvimento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em estudantes de Medicina na cidade de Salvador. Materiais e Métodos: O estudo consistiu em coletar dados para avaliar o impacto da pandemia causada pela COVID-19 no desenvolvimento de TAG em estudantes de medicina na cidade de Salvador, submetidos a aplicação de um formulário padronizado no Google Forms. Foi calculado o n amostral considerando uma população total de 6360 estudantes dos cinco cursos de medicina ofertados na cidade de Salvador, considerando um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95%. O estudo, assim, foi realizado com 241 estudantes de medicina da cidade de Salvador-BA, que foram submetidos à aplicação do formulário. Trata-se de um estudo observacional analítico de corte transversal e descritivo. Resultados: Foi constatado uma prevalência alta de TAG entre os estudantes de medicina avaliados, no qual as mulheres solteiras mostraram-se mais propensas ao diagnóstico de TAG. Além disso, foi observado que a pandemia estava associada a insatisfação destes em relação a aprendizagem por meio do ensino remoto e aos gatilhos de ansiedade. E que a maioria dos estudantes apesar de não realizar nenhum tipo de acompanhamento psicológico, revelam a necessidade deste tipo de acompanhamento. Conclusão: A pandemia do Covid-19 submete sociedade a constantes mudanças. E diante disto, os estudantes de medicina se inserem neste contexto de incertezas sobre o futuro de sua formação e intensa carga emocional e acabam sendo acometidos pelo TAG.


Palavras-chave


COVID-19; Pandemia; Transtorno de Ansiedade; Estudantes de Medicina

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. ISSN: 1414-0365