AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Samuel Campos Silva, Mariluce Ferreira Romão

Resumo


Na sociedade moderna os distúrbios do sono são considerados um dos maiores problemas de saúde pública, e os acadêmicos de medicina apresentam uma suscetibilidade elevada para o seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi investigar e avaliar a qualidade do sono dos acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas através da aplicação do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e da Escala de Sonolência de Epworth. Os resultados evidenciaram que 36,2% da amostra apresentaram má qualidade de sono e 65,6% exibiram indícios de sonolência diurna excessiva, ambos com prevalência no sexo feminino e com relação estatisticamente significante. Identificou-se que a latência e a duração do sono refletem de forma significante em sua eficiência habitual. Conclui-se que os acadêmicos possuem conhecimento acerca do estado de seu sono, bem como estão aptos a reduzirem os riscos para o desenvolvimento de distúrbios relacionados a isto.


Palavras-chave


Sono; Medicina; Aprendizagem Baseada em Problemas

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Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. ISSN: 1414-0365